LIONS CLUBE DE SETUBAL - 29149 - D115 CS

Ao iniciar-se o AL de 2010-11, o Lions Clube de Setúbal, neste dia da graça de 3 de Julho de 2010, cria este Blog, com dois objectivos principais:

1- Fazer chegar mais longe o conhecimento do historial e actividades do Clube.

2- Abrir um canal de comunicação com todos aqueles que connosco queiram partilhar os valores da solidariedade e do nosso Código de ética, independentemente de serem Companheiros Lions ou não.

IMPORTANTE : Este Blog tem 3 páginas: Inicial, Notícias do LCI e Formação. Abre sempre na página inicial, procure na coluna da direita o acesso às restantes. Recomendamos a página FORMAÇÃO.

O LION CLUBE DE SETÚBAL, reúne no NOVOTEL da cidade :

. Às segundas terças feiras de cada mês com o jantar mensal, às 20:00 horas.

. Às quartas terças feiras em reunião de desenvolvimento das actividades, às 21:00 horas.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CONVENÇÕES 2012 - Gota d'água !...


Sob o lema " DESAFIOS EM TEMPO DE MUDANÇA ", realizaram-se no passado fim de semana, na Exponor,  Matosinhos, as XXIII Convenções Distritais  e a XLIII Convenção Nacional  de Lions Clubes Portugueses.
 
  Por dificuldades de agenda pessoal apenas pude assistir, como delegado, à Convenção do Distrito 115 CS  e, obviamente,  foi sobre essa que reflecti.
Desde o AL 1999/2000, que na qualidade de Assessor - área de Liderança,  da  equipa ACEL,  quer a nivel do distrito 115 CS, quer a nível do DM,  venho alertando os companheiros Lions para a necessidade de   reflectirmos  sobre  as práticas  lionísticas, por serem   evidentes  alterações de hábitos,  comportamentos e atitudes na sociedade.
Infelizmente, salvo algumas honrosas excepções  ( Lions clubes da península de Setúbal ), poucos têm sido os clubes preocupados  em   reflectir sobre os seus hábitos  e eventualmente, planearem   de forma  tranquila  O QUE mudar,  COMO mudar e QUANDO  mudar, de forma  a  poderem propor   às suas comunidades   actividades  cada  vez mais coerentes com as necessidades . Como consequência a maioria dos clubes continua a fazer como sempre fizeram, o processo de motivação  degrada-se,  muitos companheiros  abandonam  os clubes , a qualidade e eficácia  do serviço diminuem, bem como o nível de participação dos CL em  eventos Lionísticos.

A CL Maria José Brito Presidente do Lions C. Setúbal exibindo a placa com que o Clube foi distinguido  pela sua actividade no presente AL

Vem esta reflexão a propósito do número de delegados inscritos  na Convenção do D115 CS;  76 ( nas votações por voto secreto,  votaram 75 !  )  e do que ouvi, no decorrer dos trabalhos !...
No inicío do corrente AL o nosso distrito tinha   cerca de 1500 sócios, o que a um delegado  por cada dez sócios  daria 150 delegados .  Porque não compareceram na Convenção 50 % dos companheiros ?

Haverá, para esta  indiferença, certamente, muitas  respostas.

Pelo meu saber de experiência feito, acredito  que  tenha uma  sugestão  a fazer, para minimizar  aquela indiferênça  que, por escrito  enviei à comissão organizadora  das Convenções  e que  pessoalmente  apresentei  na Convenção do D115 CS:

" Que os Lions eleitos e / ou  nomeados  para dirigentes e/ou  assessorias, assumam o COMPROMISSO DE FAZER  o que está inerente às suas funções e DIZEM SABER ."  

Caso contrário,  palavras como Mudança, Desafios e  Oportunidade,  não passam de slogans  que, como muitos outros,  podem ser bonitos e servir como técnicas de marketing,   mas  que não trazem qualquer    valor acrescentado  para o Lionísmo . Com a agravante, neste caso, de se desacreditar  o sentido de palavras nobres .

Companheiro Jaime F. Ribeiro apresentado a sua sugestão.

Para  terminar este apontamento, dedicado aos leitores deste blog, quero dizer que democraticamente  devo aceitar  todos os resultados das votações, na Convenção,  mas  por imperativo de consciência, e no uso da minha liberdade individual, não posso deixar de exprimir a minha  surpresa  perante o " chumbo "  da passagem da segunda vice governadora a primeira vice.
Efectivamente, por  falta de motivação dos CL's  ( a começar por mim !),  para assumir cargos de liderança, entrámos nesta Convenção sem candidato a segundo vice governador e  com o " chumbo " da passagem da segunda a primeira vice, saímos  da Convenção sem vices .
Será que isto faz algum sentido, sobretudo  quando a CL em causa  tem um perfil  lionístico  estatutariamente correcto, é  uma pessoa  com larga experiência  de empreendedorismo  e  Líder da Associação  Portuguesa de Mulheres Empresárias.

Qual a alternativa ?   Quais os objectivos a atingir ?


" Tudo  foi sendo subjugado, atraiçoado e desprezado. E assim, na sociedade de comunicação as pessoas desaprenderam de comunicar ".  In Boletim  da Convenção.


Sejam felizes !...

NO LIONISMO EU ACREDITO !





Sem comentários:

Enviar um comentário