LIONS CLUBE DE SETUBAL - 29149 - D115 CS

Ao iniciar-se o AL de 2010-11, o Lions Clube de Setúbal, neste dia da graça de 3 de Julho de 2010, cria este Blog, com dois objectivos principais:

1- Fazer chegar mais longe o conhecimento do historial e actividades do Clube.

2- Abrir um canal de comunicação com todos aqueles que connosco queiram partilhar os valores da solidariedade e do nosso Código de ética, independentemente de serem Companheiros Lions ou não.

IMPORTANTE : Este Blog tem 3 páginas: Inicial, Notícias do LCI e Formação. Abre sempre na página inicial, procure na coluna da direita o acesso às restantes. Recomendamos a página FORMAÇÃO.

O LION CLUBE DE SETÚBAL, reúne no NOVOTEL da cidade :

. Às segundas terças feiras de cada mês com o jantar mensal, às 20:00 horas.

. Às quartas terças feiras em reunião de desenvolvimento das actividades, às 21:00 horas.

FORMAÇÃO

Out. 09, 12

Link ao  site  do  LCI:
Organização de clubes de serviços | 
Lions Clubes | Sobre nós


Out. 09, 12
História do Lions Club International






História  do Serviço  dos Clubes Lions






Out. 08.2012
Link ao Centro  de Formação do LCI

 Exemplo:  Categoria do curso: Conquista de resultados



Setúbal - Portugal 
Julho 4,  2012

No início de um novo Ano Lionístico,  2012/13, achei  recomendável  lembrar aos CL's,  a importância que os novos dirigentes dos clubes devem atribuir aos seus comportamentos e estilos de liderança.
Assim, lembro que os companheiros em vez da prática  de um  estilo tradicional, centrado na importância / status,  do líder ( chefe)  e do seu dirigismo ( ainda  muito frequente  e de maus resultados ),  devem   esforçar-se por praticar um estilo mais centrado na equipa, constituída  por todos os CL's do clube,  sem distinções de status de uns em relação a outros, pois que,  enquanto Lions,  somos todos iguais ! 
Deste forma o líder  será essencialmente um Facilitador   de processos  de envolvimento e participação de todos os CL's,  contribuindo desta forma para a motivação,  entusiasmo e criatividade dos companheiros na actividades de serviço e companheirismo.

Ah !...e não esqueçam de visitar o Centro de Aprendizagem, no site do  LCI 
( www.lionsclubs.org ),  porque lá encontrarão todos os recursos necessários  à vossa formação, como Lions e dirigentes. 

VOTOS DE UM BOM ANO LIONÍSTICO 2012 / 13 A TODOS OS  CL'S    DESTE NOSSO PLANETA  TERRA.  1,5 Milhões !... 



NOVO PARADIGMA SÓCIO – CULTURAL …

…NOVA ATITUDE DE LIDERANÇA !


ALERTA



Os Lions Clubes e de uma maneira geral todas as organizações,   tal como qualquer organismo vivo, devem adaptar-se ao seu meio ambiental e deixar-se envolver nos processos de mudança desse ambiente, a sociedade, ou  simplesmente, ficarão condenados a desaparecer. !



TOMADA DE CONSCIÊNCIA



É  urgente, muito urgente, para os Lions Clubes, bem como para outras organizações  e cidadãos em geral,  particularmente em Portugal, uma tomada de consciência sobre o que há que fazer, em contraste com o que habitualmente fazemos, como ponto de partida para a construção e comunicação de um maior senso comum, relativamente  ao que são os problemas actuais , como defini-los, como negociá-los, como actuar, procurando que todas as partes envolvidas fiquem satisfeitas, em vez da actual cultura de conflito, com os habituais vencedores e vencidos.



LÍDER / LIDERANÇA


Numa organização  como o Lions, o Líder actual deve ser um Facilitador, que é capaz de utilizar o estilo de Liderança mais apropriado com a situação  e as pessoas envolvidas  nessa situação concreta.

Logo, a Liderança deve ser vista como uma relação entre o Líder e os companheiros, na forma como em conjunto  ambicionam estratégias, procuram e se esforçam para   alcançarem metas e objectivos comuns  de Serviço.



Jaime F. Ribeiro
 
Assessor de Liderança D115CS
AL's 1999-2011


Junho 1, 2012 


NOVO PARADIGMA SÓCIO-CULTURAL
( interveção do CL Jaime F. Ribeiro, Seixal 2004 )

Parte 1 : A ATITUDE


Companheiros, a pedido da nossa Governadora, Isabel Antunes, vamos  falar hoje, um pouco, sobre  ATITUDE. Algo  que  consideramos   de grande relevância e  oportunidade,  em Portugal e no Lions em particular !

Não sou, nem mais ou menos, um especialista na matéria,  apenas  alguém que gosta do tema e  que  tem procurado estudá-lo e usar, ao longo da sua vida.  O que vos vou apresentar, é da autoria de  um  escritor Americano,   faço-o, por  considerar que  o seu conteúdo  é universal e  porque, obviamente  nele me  revejo.   

Nas nossas reuniões de Lions; Clubes  e/ou do Gabinete, falamos e reconhecemos   com frequência  a necessidade  de uma cultura mais assertiva, proactiva e positiva por parte dos companheiros, no relacionamento  inter Lions e Clubes, como  elemento  fundamental  para o desenvolvimento de um  saudável  companheirismo  e de laços de amizade, entre nós.

Pois bem,  a   maioria dos  autores  sobre o tema  Assertividade são unânimes  em reconhecer  que  esta  é,  antes de mais,  uma questão de  ATITUDE,  e que a ATITUDE,  que queremos  ter, perante o que quer que seja, é algo que depende essencialmente  de nós !

Do  que temos  lido sobre o tema, o que mais nos impressionou pela sua  clareza e   sentido prático  foi  a descrição  que o escritor Americano Charles Swindoll escreveu sobre -  ATITUDE -  e  que passamos a ler, na esperança  que  sirva de reflexão para cada um do nós. 
  
“ Quanto mais velho  estou, mais facilidade tenho em reconhecer  a importância e o impacto da ATITUDE  na vida das pessoas.

ATITUDE , para mim , é mais importante  do que os  factos.
É mais importante do que o passado,  do que a educação, do que o dinheiro, do que as circunstâncias, do que os falhanços, do que os sucessos, do que as pessoas fazem ou dizem. É mais  importante  do que a aparência, o talento ou o estilo. A atitude pode fazer ou pode destruir uma empresa, uma religião ou  uma  família ! ( e… eu diria, ou  um clube Lions !... ).

O mais extraordinário  é que temos a possibilidade de escolher a  ATITUDE  que queremos ter  no nosso  dia a dia. Não podemos  alterar o passado …Não podemos  alterar,   que  certas pessoas,  actuem de  determinada  maneira. Não podemos alterar o inevitável ! A única coisa que podemos  fazer é jogar com  aquilo  que temos, e isso é a  NOSSA ATITUDE !...  Estou convencido de que a vida é composta por 10 % de coisas que  acontecem e 90 % de  coisas que as nossas  atitudes fazem acontecer ! “  


10 Maio 12
PROGRAMA MENTORING LIONS  
versão em portugês - 2012




View more PowerPoint from jaimefri


ACÇÃO DE FORMAÇÃO
No passado dia 31 de Março de 2012, no Hotel Aqua Show, na Quarteira - Algarve, teve lugar mais uma acção de formação sobre os novos Programas GMT, CEP e LIDERANÇA, desta vez para os CL's da Região F
Formador: CL Jaime F. Ribeiro - Coordenador GMT D115 CS

ACÇÃO DE FORMAÇÃO
No passado dia 7 de Março de 2012, no Novotel-Setúbal, teve lugar uma acção de formação sobre os novos Programas GMT e CEP, dirigida aos CL's do Lions Clube de Setúbal.
Formador: CL Jaime F. Ribeiro - Coordenador GMT D115 CS

5 Março de 2012
PROGRAMA FORMAÇÃO  LIONS :    
NOVA COMISSÃO DE SÓCIOS - GMT   E  CEP



ACÇÃO DE FORMAÇÃO
No passado dia 23 de Fevereiro de 2012, na sede do Lions Clube Lisboa Centro, teve lugar mais uma acção de formação sobre os novos Programas GMT e CEP, desta vez para os CL's da Região D e...outros que quiseram comparecer !
Formador: CL Jaime F. Ribeiro - Coordenador GMT D115 CS

ACÇÃO DE FORMAÇÃO
Realizada no Montijo, no " Dia Lions " - 07 Janeiro - sobre o PROGRAMA CEP - Clubs Excellence Process
Formadores: CL Jaime F. Ribeiro, Coordenador GMT e CL Gabriela Fernandes, Coordenadora GLT


ACÇÃO DE FORMAÇÃO,
Realizada em Dezembro de 2011, no Novotel de Setúbal, sobre o programa GMT / GLT, para os CL's dos Clubes da Região E.
Formadores: CL Jaime F. Ribeiro, Coordenador GMT e CL Gabriela Fernandes, Coordenadora GLT




Abertura da Página:
O Facilitador deste Blog, foi durante mais 10 anos responsável pela formação de Líderes do D115CS e DM115 (2 anos), como membro das equipas ACEL.
Na qualidade de Coordenador do GMT , para o D115 CS, o autor, vai passar a disponibilizar, nesta página, documentação que tem utilizado nas sessões de Formação e Palestras, realizadas para os Lions Portugueses, com base nas suas experiências como Lion e profissionais.
Faço votos que os Lions de Língua portuguesa, encontrem aqui ideias e sugestões que os ajudem a trabalhar de forma mais eficaz, para melhor poderem servir as suas comunidades e o lionismo.

GMT - Comissão de Sócios Clubes, formada por 3 Sócios

FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES


Síntese das Funções e Responsabilidades de cada membro:

Membro de primeiro ano
Responsável pelo quadro social- aumento sócios
– Vogal da Comissão

Membro de segundo ano
Foca-se na liderança do clube e conservação
– Vice-presidente da Comissão

Membro de terceiro ano
Concentra-se na extensão
– Presidente da Comissão
– Membro da Direcção do Clube


Detalhes sobre Funções e Responsabilidades:

Membro de primeiro ano – Aumento de sócios

o Foco no aumento do quadro associativo
o Disponibilidade para cumprido, na comissão, o mandato de três anos.
o Usar o relacionamento, com os sócios do clube, como oportunidade de preparação para cargos futuros.
o Colaborar com o clube e membros de outras comissões em projectos de aumento de sócios
o Motivar os sócios a estabelecerem objectivos de recrutamento
o Coordenar e realizar actividades ( workshops), de aumento de sócios
o Manter a direcção do clube regularmente informada da sua actividade
o Trabalhar com os ex-presidentes da comissão no desenvolvimento de programas
o Realizar a Orientação de Novos Sócios

Recursos disponíveis para o membro de primeiro ano, responsável pelo Quadro Social

o Formulário de Inscrição de Sócios
o As 30 Ideias de Marketing (MK-97)
o Como Criar Materiais Promocionais
o Desenvolvimento de planos de acção para o recrutamento de novos sócios
o Assessor GMT do Distrito 115CS

Membro de segundo ano - Liderança e Conservação

o O membro de segundo ano deve se Lion há, pelo menos, 3 anos e já ter sido presidente do Clube
o Irá ter mais dois anos de serviço na comissão
o Servirá como vice-presidente da comissão
o Promove a formação em liderança e lionística
o Trabalha para manter o quadro social (conservação)
o Promover a formação anual dos dirigentes do clube
o Organiza e coordena workshops e seminários sobre liderança e conservação
o Oferece assistência aos presidentes das comissões do clube no desenvolvimento de workshops e seminários
o Escreve artigos sobre a liderança e conservação de sócios para publicações do clube e do distrito

Recursos disponíveis para membros, do segundo ano, responsáveis pela liderança e conservação:

o Sede de Lions Clubs International
o Website de Lions Clubs International
o Desenvolvimento da Liderança do LCI
o Oportunidades de formação em Liderança
o Assessor GMT do Distrito 115 CS

Membro de terceiro ano - Extensão

o Foco no aumento da extensão do quadro
associativo pela formação de novos clubes e/ou núcleos
o É o membro mais antigo da comissão, a um ano de cumprir o seu mandato de 3 anos
o É o Presidente da comissão
o Faz parte da Direcção do Clube
o Fazer pesquisa e identificar oportunidades para uma extensão
o Trabalha com os CL’s Lions envolvidos nos esforços de extensão
o Comunicar regularmente à direcção todos os assuntos relativos com a extensão
o Participar nos workshops de extensão do distrito e distrito múltiplo

Recursos disponíveis para dar apoio ao membro da equipe de extensão:

o Publicações
o Sede de Lions Clubs International
o Publicações
o Guia do Assessor de Relações Públicas
o Os Lions fazem a diferença (ME-40)
o Eu sou um Lion (ME-37)
o Guia de organização de novos clubes (TK1)
o Sede de Lions Clubs International
Newclubs@lionsclubs.org
o Assessor GMT Distrito 115 CS

Outros Recursos para a comissão de sócios

o Outras Comissões de Sócios
o Guia do Assessor de Aumento de Sócios do Clube
o Guia do Assessor de Conservação de Sócios
o www.lionsclubs.org

IMPORTANTE:
Assim que a comissão / equipa de sócios , de três membros, for instituída, será vital que cada membro estabeleça as suas metas e objectivos.
O estabelecimento de metas e objectivos, bem como o compromisso em cumpri-los ajudará a equipa a concentrar –se e a criar mecanismos de medida do sucesso.


JaimeF.Ribeiro
Assessor GMT D115CS
Outubro 2011


Check out this SlideShare Presentation:

Check out this SlideShare Presentation:

Check out this SlideShare Presentation:


Check out this SlideShare Presentation:

Check out this SlideShare Presentation:
Mentoring versão 2007
















.